Parnamirim é um dos 2.694 municípios do país a compor o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Divulgado nesta semana pelo Ministério do Turismo, no Diário Oficial da União (DOU), a plataforma consolida Parnamirim como um dos roteiros turísticos de maior destaque no país.

Este cenário favorável só foi possível através de ações e iniciativas promovidas pela Prefeitura de Parnamirim. A primeira delas foi reestruturação da Secretaria de Turismo, inserindo-a dentro do organograma do Planejamento, das Finanças, e do Desenvolvimento Econômico, formando uma única secretaria, dotada de autonomia orçamentária.

Outra iniciativa importante foi a sanção, pelo prefeito Rosano Taveira, da Lei Ordinária nº 1.955 de 9 de maio de 2019, que instituiu o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), de caráter deliberativo e consultivo.

O conselho tem como objetivo assessorar a implementação da Política Municipal de Turismo, visando criar condições para o aperfeiçoamento e desenvolvimento, em base sustentável, da atividade turística do município, de forma a garantir a preservação e a proteção do patrimônio natural, cultural, histórico e arquitetônico municipal.

Para o prefeito Rosano Taveira Parnamirim tem um grande potencial turístico a ser trabalhado e a inserção no mapa vai permitir o desenvolvimento turístico da região elevando o número de visitantes e mostrando a sua importância.

“Parnamirim é uma cidade com belas paisagens, povo hospitaleiro e muita história. Nossa meta é investir cada vez mais no turismo para explorar o nosso potencial, e com isso, gerar mais emprego e renda através da melhoria da qualidade de vida da população”, destacou o chefe do poder executivo.

O secretário de Planejamento, Finanças, Turismo e Desenvolvimento Econîomico (Seplaf), Giovani Júnior considera de extrema relevância a participação do município na plataforma, pois vai trazer para a região maior possibilidade de investimento e melhorias na prestação de serviços no setor.

“Parnamirim está em franco desenvolvimento e o turismo enquanto segmento que gera desenvolvimento econômico precisa acompanhar este crescimento. Para isto, estamos ampliando nossa cartela de possibilidades, destacando não apenas o turismo tradicional da região, de sol e mar, mas também o aspecto cultural, histórico de nosso município, com a criação do Centro Cultural Trampolim da Vitória”, destacou.

Outros critérios

Além do novo status da Secretaria de Turismo e do funcionamento do Comtur, Paulo Lopes, assessor especial do turismo, no município, destaca ainda outros critérios avaliados pelo MTur e que foram atendidos pelo município.

Para estar no mapa, o município deve possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). De acordo com Paulo Lopes, Parnamirim é o segundo município com maior número de empresas do setor turístico cadastradas.

O assessor especial explica que o grande quantitativo de empresas neste cadastro permite ao MTur entender que a atividade turística no município gera receita.

“Essa dinâmica do Cadastur nos coloca na condição de município categoria “C”, elevando-o ao status de poder reivindicar e apresentar projetos na área de infraestrutura turística”, acrescentou.

Impulsionada por este novo status, a Prefeitura de Parnamirim já cadastrou somente em 2019 mais de R$ 17 milhões em projetos junto ao MTur. Estes projetos vão desde a construção de um mirante e a urbanização do acesso à praia de Cotovelo até a instalação de pórticos na entradas da cidade e a instalação do Centro Cultural Trampolim da Vitória, em área antes ocupada pelo antigo Aeroporto Augusto Severo, entre outros.

“Estes projetos farão de Parnamirim um dos destinos turísticos com excelentes condições de infraestrutura e grande oferta de serviços, permitindo ao turista que vier nos visitar uma experiência única de lazer, cultura e história”, disse Paulo Lopes.

 Fonte: Ascom