O Auditório Clênio José recebeu na manhã desta segunda-feira (2), a abertura da Campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo a valorização da vida e prevenção ao suicídio. Realizada através da Secretaria de Saúde (Sesad), a campanha conta com a parceria de várias secretarias.
A solenidade de abertura da campanha teve livre acesso ao público e contou com a participação de servidores. Na ocasião, a psiquiatra Emily Anne de Brito e o doutor Francisco Arnoldo ministraram palestras voltadas ao tema. A secretária de Saúde Terezinha Rêgo falou sobre a campanha. Confiante, ela elogiou os profissionais envolvidos e comentou sobre a parceria entre as secretarias e metas traçadas.
“O Setembro Amarelo é muito importante para todos nós. Temos pessoas extremamente preparadas trabalhando nesse propósito. A integração entre as secretarias é fundamental. Nossa meta maior é chegar nas famílias. Na prevenção ao suicídio, o afeto é essencial”.
De acordo com Jacyara Rangel, psicóloga e coordenadora de saúde mental do município, uma intensa programação irá acontecer durante todo o mês. Dentre os eventos, está programada uma caminhada com o objetivo de valorização da vida, como também, palestras em escolas, unidades de assistência social e de saúde.
Para a coordenadora, amor e dialogo são imprescindíveis na prevenção ao suicídio. “Falaremos por mais amor entre todos nós. Quando a gente tem amor em tudo que a gente faz o suicídio não chega. A melhor forma de prevenir é falar. Por mais difícil que esteja, a vida é nosso bem maior”, disse.
Texto: Ricardo Oliveira/ASCOM