A Prefeitura de Macaíba, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promove o programa “Saúde Auditiva do Escolar: identificação e orientação”, que tem o objetivo de verificar a audição dos estudantes e a eficácia de um novo sistema de triagem auditiva para os alunos e alunas, desenvolvido pela professora, King Chung, da Northern Illinois University, dos Estados Unidos.

Os estudantes assistidos pelo programa são da Escola Municipal Auta de Souza. Durante a ação, deficiências auditivas são identificadas e cada caso é analisado, buscando as melhores soluções junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Na segunda-feira (16), as professoras King e Sheila Andreolli Balen realizaram uma visita por algumas das comunidades e bairros onde os estudantes assistidos pelo Saúde Auditiva moram, entre elas Loteamento Esperança, Vilar, Residencial Campinas e Centro.

As docentes também conheceram o museu Solar Ferreiro Torto e todo o acervo sobre a história de Macaíba presente no local. Na oportunidade, a professora King destacou as impressões sobre o município e o desenvolvimento das atividades na escola. “Estou muito impressionada com as pessoas da escola. Elas são muito dedicadas com os estudantes. Penso que é muito importante dedicar-se as pessoas como eles fazem. Os estudantes e a doutora Sheyla (coordenadora do programa) trabalham muito e realmente tentam fazer o melhor. Eu fico feliz em saber onde moram para entender mais sobre eles. Espero ajudá-los”, afirma.

King Chung é PhD pela Universidade Northwestern, dos Estados Unidos e desenvolve pesquisas e serviços humanitários relacionados à audiologia em vários e diversos países, entre eles Camboja, Zâmbia, República Dominicana, Austrália, China, Honk Kong e Taiwan. A professora participa do programa de bolsas de estudos Fullbright Scholar Program, ação de incentivo à educação intercultural desenvolvido pelo departamento de Estado dos Estados Unidos da América.

Texto: Tadeu de Oliveira

Foto: Sérgio Silva

Assecom-PMM