O trabalho tem ocorrido de forma tranquila. Os agentes adentram em todos os ônibus, conversam, parabenizam àqueles que estão devidamente protegidos, mostram a forma correta de higienizar as mãos e oferecem máscaras mesmo para quem já está utilizando, pois existe a necessidade de trocar e lavar o equipamento. Uma segunda equipe fica por conta dos carros e motoristas, e outro grupo atento para quem passa a pé pelo local. Toda ação visa alcançar o maior número de pessoas e informar a cada indivíduo acerca dos cuidados necessários para conter a proliferação do vírus.
A Prefeitura entende que é o momento de todos se cuidarem e, para a efetividade da medida, a informação precisa chegar a cada um. A exemplo dos dias anteriores estiveram presentes a equipe da Secretaria de Saúde (SESAD), do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMUR), da Defesa Civil e a Guarda Municipal. Hoje, a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (SESDEM) contou com o apoio da polícia Rodoviária Federal.
As ações serão frequentes, enquanto durar o período de pandemia. “Estamos realizando as blitzen pelas vias da cidade e a população tem reagido muito bem. O objetivo é tornar constante essas ações, gerando assim maior segurança para a população”, disse o secretário da SESDEM, Marcondes Pinheiro.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a prevenção reduz consideravelmente o número de casos. Por isso, a prefeitura tem investido nessas ações que ocorrem quase diariamente em vários pontos da cidade. Todas as medidas tomadas, principalmente as mais duras como o isolamento social e fechamento do comércio e estabelecimentos, tem por objetivo diminuir o número de casos.
Texto e fotos: Andrezza Barros