Durante todo o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família e serviços especializados, realizou diversas ações referentes ao Outubro Verde, mês alusivo à prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da Sífilis e da Sífilis Congênita no âmbito territorial de saúde em Parnamirim. A campanha, que abrangeu os profissionais de saúde da rede de Atenção Básica, ofertou diversos serviços à população, realizando, ao todo, 1384 testes rápidos. Ao todo, 11 testes resultaram em positivos para a sífilis.
As atividades da campanha foram realizadas em parceria com o Projeto “Sífilis Não!” da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), Núcleo de IST, do HIV/Aids e Hepatites Virais da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e Hepatites Virais (SAE), visando inicialmente a capacitação dos profissionais de saúde de dez unidades polos para administração da penicilina no tratamento da sífilis em todos os distritos de saúde, além de realizar o trabalho de conscientização e preventivo da população, como a realização de testes rápidos de diagnósticos das IST’s, distribuição de insumos de prevenção, material educativo, atualização do cartão de vacina e o encaminhamento para a Unidade Básica de Saúde (UBS) em caso de testagem positiva, para iniciar o tratamento.
Os testes rápidos continuam sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde polos e no SAE, mediante apresentação dos documentos de identidade RG e CPF. As unidades polos estão localizadas nos bairros de Pium, Passagem de Areia 1, Parque Industrial, Nova Parnamirim (Suzete Cavalcanti e Coophab), Liberdade, Bela Parnamirim, Jockey Clube, Vida Nova e Santa Tereza.
Fonte: PMP
Texto: Cinthia Oliveira