Todos os sábados no bairro de Santos Reis acontece a tradicional feira de Parnamirim com  seus sabores e cores que encantam a todos. 

Na feira é possível encontrar de tudo, como diz alguns internautas, “se você não encontrar na feira de Parnamirim só existe na sua cabeça”. São frutas da estação, carnes dos mais diversos tipos e frutos do mar, além dos melhores temperos para os freqüentadores  que vão comprar e levar para suas casas e preparar  os mais deliciosos pratos da cultura local.

Segundo Dona Francinalva que há 15 anos trabalha na feira, vendendo feijão verde, “as vendas estão boas porque o povo de Parnamirim gosta muito de feijão verde”.

 Já para Dona Ana Maria que trabalha há 20 anos vendendo camarão disse, “saio da Paraíba de Mangabeira todos os sábados para tirar o sustento da família e faço esse trabalho com amor”.

Dentro do mercado você também encontra produtos da cultura nordestina como lampiões, lamparinas, arupemba, chapéus de couro, cestas de palhas, filtros de barro até bucha de tomar banho popularmente conhecida com bucha cabacinha. O mercado é mesmo uma verdadeira exposição de produtos regionais.

O comerciante Vanderlei que é morador de Parnamirim disse que as vendas continuam fortes mesmo diante das circunstâncias que estamos passando. Outra comerciante do local Lucinete que vende frango há 28 anos disse “acho meu trabalho uma maravilha. Foi o que minha mãe me ensinou, ela disse que eu nasci com a estrela para o comércio”. Já o comerciante Vicente, um dos mais conhecidos e antigos do mercado, falou que a lição que ele tira deste tempo é muito trabalho, trabalho, trabalho.

A feira do bairro de Santos Reis existe há 28 anos e é um dos luares mais fantásticos de se conhecer da nossa cidade. Lá você também encontra lanchonetes, restaurantes, lojas de confecções, artigos eletro e eletrônicos, além do povo hospitaleiro.

Texto e Fotos: Marciano Costa