A arte do grafite se tornou uma manifestação artística mundial, onde nela é possível expressar as mais variadas formas de movimentos sociais e suas reflexões.
O grafite surgiu na década de 70 na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. E, no mesmo ano no Brasil, na cidade de São Paulo, tornando-se arte das ruas. Por muitos anos sofreu preconceito e gerou polêmicas em torno desta forma de arte. Por diversas vezes foi chamada de vandalismo, pichações e poluição visual.
Hoje podemos ver esse tipo de arte em diversas metrópoles. No Rio de Janeiro, no Cais do Porto existem pinturas de um dos grafiteiros mais famosos do mundo, o paulista Cobra. Aqui em Parnamirm se as pessoas observarem direitinho esse estilo de arte dos spray e de cartões de formas recortadas já pode ser visto em diversos muros de escolas, praças e locais mais improváveis como tampas de esgotos.
Nascida do movimento cultural do Hip-Hop, o grafite vem crescendo e se tornando mais uma forma de manifestação cultural,, de protestos e de criticas aos problemas das grandes cidades.
Texto e Fotos: Marciano Costa