“Fiz meu cadastro e  estou me tornando uma doadora. Tenho bastante leite e posso ajudar outras mamães a alimentarem seus bebês”. Esse é o depoimento da jovem mamãe Sandra Nascimento Torres, moradora em Nova Esperança e eu deu à luz há 7 dias. Na manhã de hoje, 24, ela esteve na Maternidade Divino Amor e com seu cadastro mostrou que a solidariedade ainda existe entre as pessoas de bem. As campanhas de doações de leite humano são permanentes e podem salvar vidas.

O Banco de Leite Humano da Maternidade Divino Amor tem hoje 40 mães cadastradas e que fazem doações. De acordo com a diretora Fabíola Vasconcelos as equipes do Banco de Leite trabalham na coleta das doações às quartas e sextas-feiras. Aqui fazemos todo o processo, desde o apoio, processamento, pasteurização até a distribuição”, explicou.

Segundo a diretora, a doação do leite materno é de extrema importância. “Além de um ato de amor, contribui para a recuperação e reabilitação de muitos bebês”, disse Fabíola Vasconcelos, lembrando que o Banco de Leite também recebe doações de vidros com tampas de plástico para armazenar as doações.

Um carro com profissionais é disponibilizado para acompanhar e buscar a doação em domicílio. A doadora recebe todas as orientações necessárias. Quem quiser saber mais sobre o assunto pode entrar em contato pelo telefone: 3272.4367. O Banco de Leite funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 9 horas.

Todo o processo de pasteurização do leite coletado é feito no próprio setor de aleitamento da maternidade. Depois da doação, o leite fica pronto para ser distribuído entre os bebês em 72 horas. Os bebês que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), nascem com peso abaixo do ideal ou que as mães estão impossibilitadas de amamentar por alguma contra-indicação são os que têm prioridade para receber o leite doado. 

Serviço:

Banco de Leite Humano 

Maternidade do Divino Amor 

Endereço:Av. Ten. Medeiros, 145 – Centro, Parnamirim – RN, 59140-020 

Funcionamento: Segunda a sexta, das 7h às 19h. Tel: 3272 4367 

Fotos: Marciano Costa