A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), realizou na manhã desta sexta-feira (29), na Maternidade Divino Amor, uma ação de testagem rápida da Sífilis, a qual teve o objetivo de possibilitar a visibilidade e conscientização sobre a Infecção Sexualmente Transmissível, visando chamar atenção da população para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento da gestante.
A iniciativa faz parte das diversas ações realizadas em Parnamirim no combate a doença e é alusiva ao mês de combate à IST. O Serviço de Assistência Especializada (SAE) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) acompanham diretamente e de forma intensiva, junto às equipes multidisciplinares, pacientes que possuem IST’s, Hepatites Virais e HIV/AIDS. Os pacientes são acolhidos inicialmente, pelas UBS e logo depois são encaminhados para o SAE. No caso das gestantes, o acompanhamento acontece entre o SAE e a Maternidade Divino Amor.
A Sífilis é uma IST curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum, transmitida através do ato sexual sem o uso de preservativo; contato com sangue ou produtos sanguíneos (agulhas contaminadas ou transfusão de sangue não testado); da mãe para o filho em qualquer fase da gestação ou no momento do parto e até mesmo durante a amamentação, caso haja lesão mamária causada pela infecção. Até este mês, Parnamirim notificou 89 casos de Sífilis adquirida, 43 casos em gestantes e 17 casos de Sífilis Congênita.
Fonte: PMP
Texto: Cintia Medeiros de Oliveira