Aconteceu na manhã desta quarta – feira (10), no auditório Clênio José da Silva no Centro Administrativo, o seminário da Igualdade Racial e o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que teve como palestrante a Coordenadora Estadual de Promoção da Igualdade Racial  Giselma Omilê. Na ocasião, ela falou sobre a importância do cadastro único para a população em situação de vulnerabilidade. Estiveram presentes a Secretária da Assistência Social Alda Leda Taveira e a Adjunta Marta Lopes e o vereador Thiago Fernandes. 

De acordo com a palestrante Giselma Omilê  com a retomada das atividades presenciais e com esse público que esteve presente hoje no seminário, “tivemos a oportunidade de mostrar a importância do cadastro único, que não serve apenas para o bolsa família ou para se inscrever no  programa Casa  Verde Amarela “, disse, explicando que é através dele que o município consegue avançar na sua base de dados para desenvolver ações afirmativas, assumindo assim o compromisso com a sociedade sobre temas relevantes como: inclusão no mercado de trabalho, promover capacitação através de cursos, palestras, entre outros. 

A Coordenadora da Igualdade Racial de Parnamirim m, Silvana Rodrigues, disse que “o público-alvo de hoje para esse seminário contou com integrantes da comunidade quilombola, ciganos, religiosos de matriz africana e que todos compreenderam a importância do cadastro único, conhecendo as politicas públicas que são aplicadas através do SUAS.

A cidade de Parnamirim está entre os 5 municípios do Estado e tem órgão de promoção da igualdade racial contribuindo e construindo o processo de enfrentamento ao racismo institucional.

Fonte: PMP

Texto e fotos: Marciano Costa