A Secretaria Municipal de Educação (Semec) disponibiliza, a partir da próxima segunda-feira (13), a opção de matrícula online para alunos da rede pública de Parnamirim através do Sistema Integrado de Gestão da Educação (Sigeduc). De acordo com José Lúcio Barros (Gerente de inspeção escolar) o portal tem sido um grande instrumento de melhoria tanto para os alunos, como para os professores.

O processo de matrícula será executado através do site e contará com um sistema de georreferenciamento, no qual o responsável pelo aluno, ao inserir seu endereço na solicitação de vaga, são direcionados às escolas mais próximas, facilitando o cotidiano dos pais que precisam se ausentar do trabalho para matricular seus filhos. Quando solicitada a vaga, o sistema gera um comprovante com todas as orientações necessárias. Com esse registro em mãos, o responsável deve comparecer no prazo de até 5 dias na escola cadastrada para assinar as documentação necessária.


A matrícula para alunos novos com NEE (Necessidade de Educação Especial) se dá a partir do dia 13 a 30 de dezembro; para aqueles que desejam renovar a matrícula ou fazer uma transferência, a solicitação pode ser feita do dia 03 a 10 de janeiro; e para novos alunos da rede municipal, do dia 12 a 30 de janeiro. A Semec trabalha com a previsão do início do ano letivo para o dia 14 de fevereiro. José Lúcio Barros também menciona que o próximo calendário está previsto para um ano sem sábados letivos, e que a Secretaria de Educação estará disponível para aqueles que tiverem dificuldade ao realizar a matrícula online, também tendo a opção de procurar a unidade escolar mais próxima.

  • Calendário de Matrículas
  • 13 a 30/12/2021: Alunos novos com Necessidade de educação especial;
  • 03 a 10/01/2022: Renovação de Matrícula;
  • 12 a 30/01/2022: Alunos Novos

Fonte: PMP

Texto: Hanna Araújo

Foto: Ana Amaral