O I Seminário “Mulheres Livres de Violência: Essa Pauta nos Une” lotou o auditório do Centro Administrativo na manhã desta quinta-feira (24). O evento, promovido pela Prefeitura de Parnamirim através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), tem o objetivo de capacitar toda rede socioassistencial do município para acolher mulheres em situação de violência.
Após a entoação dos Hinos Nacional Brasileiro e Oficial de Parnamirim e a encenação da turma de enfermagem do Curso Grau Técnico sobre o tema, iniciaram os pronunciamentos. A vice-prefeita Kátia Pires representou o prefeito Rosano Taveira e falou da importância de todos conhecerem as leis de proteção e iniciativas municipais de proteção à mulher.
Estavam presentes a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Alda Lêda Taveira, a secretária-adjunta da SEMAS, Marta Lopes, o vereador Thiago Fernandes, e a coordenadora de Apoio à Mulher da SEMAS, Amanda Melo.
Na ocasião, houve palestra da coordenadora estadual do PROERD e da Patrulha Maria da Penha, Soraia Castelo Branco, sobre a atuação da Patrulha Maria da Penha na proteção à mulher vítima de violência. A conferencista e missionária evangélica, contou sua experiência como vítima, esclarecendo como superou as marcas da violência, enquanto a delegada especializada de Atendimento à Mulher em Parnamirim, Luana Faraj, esclareceu em qual momento a mulher deve recorrer à Delegacia da Mulher (DEAM).
A chefe do setor da Unidade de Acolhimento Casa Abrigo Clara Camarão, Valéria de Oliveira, também estava presente e falou sobre o papel desempenhado pela Casa Abrigo no apoio à estas mulheres.
Fonte: PMP
Texto: Juliana Grace Nobrega de Medeiros
Foto: Ana Amaral