O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Rio Grande do Norte completou 20 anos de emancipação em 22 de março de 2022. A emancipação atendeu determinação da Constituição Federal de 1988. A data foi comemorada pelo Governo do Estado ontem (24) com solenidade de entrega da Medalha de Honra ao Mérito Major José Osias da Silva, concedida a militares e civis que tenham prestado serviços relevantes à corporação.

“Parabenizo a todos e externo minha gratidão, em nome do povo do RN, pela dedicação à causa pública, à cidadania, a uma sociedade com mais dignidade para todos. Esta medalha simboliza o nosso reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à população”, afirmou a governadora Fátima Bezerra ao se dirigir aos agraciados, autoridades e familiares na solenidade no Centro de Convenções de Natal. Fátima citou sua atuação como deputada estadual em 2002: “lutei para que a autonomia fosse aprovada e hoje celebramos aqui com conquistas e resultados significativos”.

Ao todo, 138 militares e civis receberam a condecoração. Entre eles o General Rocha Neto, comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada sediada em Natal, o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, o pastor Martin Alves, presidente da Assembleia de Deus e dezenas de militares.

O comandante do CBMRN, coronel Luiz Monteiro disse que “o processo de emancipação, autonomia financeira, administrativa e orçamentária por Lei aprovada na Assembleia Legislativa, desvinculou a corporação da Polícia Militar com a missão de manter o patrimônio, a vida e o meio ambiente, buscando o bem estar da sociedade, mesmo com risco da própria vida, e ampliamos nossos serviços à sociedade potiguar”.

Luiz Monteiro acrescentou que “no governo de Fátima Bezerra tivemos um ganho de efetivo de 50%, número nunca ocorrido na história da instituição. Este aumento de efetivo, como já anunciado pela própria governadora, vai permitir instalarmos mais 3 quartéis no interior do Estado, em Goianinha, Assu e Currais Novos. Só temos a agradecer a senhora, governadora”.

Além disso, o Governo do RN avança para corrigir distorções salariais dos policiais militares a fim de manter o compromisso firmado, ainda em 2019, junto às associações de policiais militares e bombeiros militares, através de projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa. A proposta, construída e pactuada de forma conjunta entre a área técnica do governo e os representantes das associações, nessa quarta-feira (23), propõe a reestruturação na carreira das categorias, estabelecendo medidas de redução das distorções salariais entre as carreiras da Polícia Civil e Polícia Militar, e prevê a antecipação de 4,58% para o próximo mês de abril e mais 10,06% para implantação em dezembro deste ano.

Na solenidade a governadora esteve acompanhada pelos secretários de Estado Francisco Araújo (Sesed); Pedro Florêncio (Seap); Daniel Cabral (Comunicação); adjunto da Sesed, Osmir Monte; comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo; diretor do Itep, Marcos Brandão; delegado geral adjunto da Polícia Civil, Ben Hur Medeiros; procurador-geral adjunto do Estado, Duarte Santana; subcomandante do CBMRN, coronel Acioli; coordenador de Proteção e Defesa Civil Estadual, coronel Marcos Carvalho. Também compareceram os desembargadores Gilson Barbosa (presidente do TRE) e Glauber Rego (TJ), o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no RN, inspetor Pinheiro, o comandante da Base Aérea, Érick Colén, comandante da Barreira do Inferno, Erivando Pereira, delegado Caio Bezerra, representante do superintendente da Polícia Federal e o deputado Eliabe Lima.

Fonte: Governo do RN

Foto: Elisa Elsie