Combater a intolerância religiosa, criar oportunidades para os povos e fazer cumprir as leis foram alguns dos temas discutidos na manhã de hoje, 13, na Associação dos Moradores da Cohabinal, durante a III Conferência Municipal de Igualdade Racial, promovida pela Secretaria de Assistência Social.

Com a presença do secretário nacional de promoção às políticas de igualdade racial, Paulo Roberto, os participantes puderam debater temas que preocupam comunidades como a quilombola, indígenas, de pescadores, artesanais. “É uma felicidade muito grande estar aqui hoje para ouvirmos os anseios, discutirmos os problemas e encontrarmos caminhos para melhorar a qualidade de vida desses povos. Ao todo defendemos os direitos de 28 povos”, explicou o secretário nacional.

De acordo com Paulo Roberto, a Secretaria Nacional está desenvolvendo diversos projetos junto ao agreste, com o apoio da UFERSA. “Trabalhamos nos quintais produtivos, na implantação da pscicultura, hortas comunitárias e muitos outros, com o objetivo de proporcional o desenvolvimento sócio econômico dessas comunidades”, justificou o secretário.

Para a coordenadora municipal de política e promoão da igualdade racial, esse é o momento em que a sociedade civil se reúne para criar propostas municipais, estaduais e federais para políticas voltadas para a igualdade racial. A secretária de Assistência Social, Alda Leda Taveira, também esteve presente ao evento, sempre apoiando a igualdade entre as raças.

O evento teve início de manhã, mas prosseguirá à tarde com apresentação das deliberações e aprovação da plenária e eleição dos delegados para a etapa estadual.

Texto e fotos: Marciano Costa