Na manhã desta quarta-feira (25) a Escola Maria de Jesus Medeiros fez uma programação dentro projeto Rio de Leitura da Prefeitura Municipal de Parnamirim.
O evento teve como tema ‘Sorvetada Literária Deliciando-se com Obras de Francisco Martins”, onde o próprio escritor teve presente para apresentar as suas obras .
Francisco Martins tem 57 anos, é natural da cidade de Iracema, no estado Ceará e vive no Rio Grande do Norte desde os 8 anos de idade. Mora em Parnamirim há mais de 20 anos.
Tem 50 folhetos de cordéis publicados e assinados com o nome de Mané Beradeiro e 11 livros publicados.
A mediadora de leitura da escola, Rosália Alves, da biblioteca Zélia Gandú e organizadora do evento comentou “tive ajuda dos professores, gestores até dos meus familiares, e a Sorvatada Literária faz parte das ações planejadas para o decorrer do ano que é sempre uma satisfação organizar eventos como esse. Fico muito contente em ver a felicidade estampada nos rostos dessas crianças e também aprendendo o conteúdo através dos professores até o momento em que eles têm o contato com o escritor. Os temas desenvolvidos nas salas de aulas foram do escritor Francisco Martins e teve início com a sua biografia, depois foi com três obras a do ‘ Cuz Cuz Nosso de Cada Dia, Os seis Pilares do Caráter e Doutor Butir. E, com essas três obras foi montado o evento literário”, disse.
Participou também da Sorvetada Literaria o Rapper Felipe Rimador que se apresentou com a rima dia da leitura e a importância do livro compartilhando um pouco de cultura, poesia misturada com música.
Segundo o Rapper Felipe Rimador ” eu faço esse trabalho há alguns anos misturando repper com poesia e tenho incentivo da minha mãe que é professora, profissão que gostaria de exercer, mas sou administrador. Então, para suprir esse desejo resolvi fazer esse trabalho nas escolas” contou.
O escritor Francisco Martins se diz encantado pela receptividade e falou que “é sempre importante discutir sobre a importância da leitura e dos livros na vida da gente. E a transformação que a leitura permite para que nos tornemos cidadãos conscientes dos nossos deveres, dos nossos direitos e sobre tudo do lúdico que é tão importante na vida das crianças” falou.
O escritor Francisco Martins apresentou personagens de seus livros e recitou partes de uma das suas obras literária dos seus cordéis. Os alunos da escola se apresentaram. Entre uma das apresentações foi encenada a obra Doutor Boti, com narração da rofessora Rosália Alves contado a estória de uma fábula que passa a mensagem de combate à preguiça.
O diretor da escola, Ronaldo Soares, disse que a proposta desse momento é incentivar os alunos à leitura fazendo que tenha o prazer em ler através da sala de leitura e se tornando a leitura em um mometo doce.
A leitura tem esse poder de fazer viagens sem sair do lugar, seja para lugares mágicos ou pelas fábulas com animais que falam, ou histórias do cotidiano, ou da vida real, na qual sempre traz a reflexão de algo para as nossas vidas.
Estiveram presentes nesta manhã a assessora do projeto Rio de Leitura, Angélica Vitalino, diretora pedagógica Graça Santos e corpo docente da escola. E, no final foi servido o tão esperado pelos alunos: o sorvete.
Fonte PMP
Foto Michael Willian.