Parnamirim continua com as vacinações da Covid 19 e influenza. E, para informar a população vamos entender para o que cada uma serve e a sua importância.
A Covid 19 hoje mudou as nomenclaturas para as suas variantes usando o alfabeto Grego. Vale lembrar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) mudou a nomenclatura para facilitar a identificação e reduzir estigmas geográficos.
Variante Alfa: a antiga B.1.1.7, identificada no Reino Unido.
Variante Beta: a antiga B.1.351, identificada na África do Sul.
Variante Gama: a antiga P.1, identificada no Brasil.
Variante Delta: B.1.617.2, identificada na Índia.
Diabéticos e hipertensos fazem parte dos principais grupos de risco para desenvolvimento da COVID 19. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde feita pelo IBGE, em 2019, o Brasil contava com mais de 38 milhões de hipertensos e mais de 12 milhões de diabéticos
Neste momento, a OMS considera que os benefícios da vacina superam seus riscos e recomenda que a vacinação continue.
A vacinação é a forma mais eficaz de freiar a contaminação e o surgimento de novas variantes do Coronavirus. Apenas a imunização em massa protege todas as pessoas da comunidade e diminui o risco de contágio.
A vacina Influenza (gripe) é a forma mais segura e eficaz de prevenir a gripe. A gripe é uma infecção que afeta o nariz e a garganta, e também os pulmões. A doença pode atingir de maneira mais grave pessoas consideradas de risco, como crianças pequenas, gestantes, idosos e portadores de doenças crônicas.
O imunizante fornecido pela rede pública de saúde é trivalente e protege contra 3 cepas do vírus influenza por isso a importância de se vacinar.
E na campanha deste sábado (16 ) foram vacinados 320 parnamirinenses nos pontos de vacinação Leroy Merlin e na Escola Iris de Almeida nos horários das 8h as 14 horas de acordo com o RN mais vacina, e continue acompanhado o nosso cronograma de vacinação nas nossas redes sociais.
Fonte PMP
Texto e foto Marciano Costa