Com o aumento de compras proporcionado pelo advento da Black Friday, campanha de promoções comerciais aderida por muitas lojas, os consumidores podem se deparar com algumas fraudes que podem prejudicá-los. Com isto, o procurador do Procon Câmara, Tiago Neves, disponibiliza dicas para auxiliar os compradores nesta temporada.

“Em qualquer evento que ocorra, tanto na Black Friday quanto em qualquer momento da aquisição de produto ou serviço, o Procon Câmara está disponível. Atendemos de forma presencial, aqui na Câmara de Parnamirim, e de forma virtual, pelo nosso Whatsapp”, salientou o procurador Tiago Neves.

Cuidados recomendados

  1. Procurar adquirir produtos de sites confiáveis, realizando uma pesquisa antecipada;
  2. Monitorar os preços antes das promoções, seja em compra física ou virtual;
  3. Não efetuar pagamentos fora da plataforma do site;
  4. Buscar informações sobre a política de troca da loja.

Como surgiu a Black Friday?

De acordo com indícios, o termo “Black Friday” surgiu na Filadélfia, em 1990, para se referir ao dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, que marcava o início do período de compras para o Natal.

A primeira edição da Black Friday em terras brasileiras ocorreu em 2010, mas apenas em 2016  se popularizou. A campanha ocorre na última sexta-feira de novembro, mas pode se estender durante toda a semana, tornando-se uma “Black Week”.

Contato – Procon Câmara: (84) 3645-6215

Fonte: Malu Figueiredo Ascom / CMP