As pinturas em aquarela do artista visual, Osvaldo Oliveira, 62, dentro do projeto intitulado Aquaserras finalmente aporta na capital potiguar e estarão expostas à visitação pública, a partir dessa quinta-feira, 1º de dezembro, às 17h, na Adega Farret, situada no HC Plaza, no bairro de Lagoa Nova. Durante o mês de novembro, Osvaldo Oliveira esteve em três cidades serranas do Rio Grande do Norte: Martins, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras, onde expôs seu projeto e também ofereceu a Oficina em Aquarela Têxtil para pessoas da comunidade, contrapartida do artista para o projeto de Economia Criativa do Sebrae, que patrocinou essa exposição pelo interior do Estado.
“Voltei da colheita, carregado de frutos do ofício de ensinar arte. Das imagens (das cidades), trago criatividade e beleza; dos depoimentos (de alunos e alunas), superação e felicidade”, é o que diz o artista ao se deparar com o retorno de alguns alunos e alunas que aprenderam a fazer aquarelas em camisetas. “Tive a incrível experiência de participar do projeto Aquaserras, já tinha ouvido falar da aquarela em papel, mas nunca tinha passado por essa experiência. O desafio foi grande, mas a oficina foi muito bem-feita, o professor nos estimulou a desenharmos elementos da nossa região”, disse Josinalda, moradora de Monte das Gameleiras. Também da mesma cidade, Marlene, observou que “amou fazer o curso”, principalmente porque quando começou a pintar com essa técnica tão especial, foi adentrando num universo intuitivo: “nem sabia como é que seria o resultado final, mas depois que começam a surgir as ideias, a gente começa a ver o desenho com aquela suavidade e é maravilhoso”. A já experiente artesã Francisca, da Serra de São Bento, também fez questão de agradecer pela oportunidade de aprender uma nova técnica com Osvaldo Oliveira.
O projeto Aquaserras foi sendo construído ao longo dos anos quando Osvaldo Oliveira viajava por cidades serranas do interior do Estado e via naquelas paisagens elementos de pura inspiração para registrar em telas. Ao admirar os pequenos detalhes, os tons, as flores, os pássaros e os cheiros, o artista sentia que ía se entranhando daquela natureza, “sendo observado por ela e fazendo parte dela”.
O resultado dessa “entrega de observação”, que tem curadoria da artista visual, Sânzia Pinheiro, são telas em que as paisagens, as pessoas e os animais dessas regiões do Rio Grande do Norte ganham um sentido pictórico único em cada pincelada do artista baiano, nascido em Pombal, de coração potiguar, onde vive há mais de 30 anos, na Vila de Ponta Negra, em Natal.
Projeto Aquaserras – Exposição em Natal
Dia: a partir de 1º de dezembro
Hora: 17h às 19h
Local: HC PLAZA – AV. Rui Barbosa, 1868 Torre 2- Lagoa Nova
Mais informações: 84 99196 3993 :: @osvaldo.arte :: @osvaldoaquaserras2022