Na compra de um bem ou serviço, a opção por consórcios muitas vezes parece a mais viável, porém, essa modalidade pode apresentar riscos ao consumidor. O Procon Câmara recomenda cuidado ao contratar consórcios que prometem já estarem contemplados.

Segundo Tiago Neves, procurador do Procon, “muitas empresas prometem vender consórcios já contemplados para estimular o consumidor a contratá-los, mas nem sempre essa promessa é cumprida, o que prejudica de diversas formas quem precisa do consórcio”.

O secretário executivo do Procon, Amaury Borges, cita os golpes na internet como exemplos de fraudes. Por isso, sugere que os consumidores apenas contratem consórcios de empresas seguras, como bancos.

O que são consórcios?

O sistema de consórcio funciona mediante formação de grupo, em que ocorre um sorteio entre os participantes desse grupo, de modo que alguém recebe o produto ou serviço com antecedência, ou seja, a pessoa é contemplada. 

A pessoa interessada no consórcio parcela a compra de um bem ou serviço e, geralmente, o recebe quando finaliza o pagamento. Porém, se ela for sorteada (contemplada), pode receber antes da última parcela.

 Para mais informações, o Procon atende pelo WhatsApp (84) 3645-6215.

Fonte: Fernando Azevêdo – Ascom/CMP