Foi realizada, na manhã desta quinta-feira (9), a 3ª Sessão Ordinária deste período legislativo, no Plenário Dr. Mário Medeiros. Na ocasião, os vereadores discutiram temas de interesse da população parnamirinense e aprovaram um projeto de lei.
O vereador Michael Borges usou a tribuna para falar sobre o Largo da Cohabinal, que se tornou um tradicional ponto de lazer e espaço para práticas esportivas. Segundo ele, munícipes que lá caminham, pedalam e alguns comerciantes relataram a necessidade de ampliação do horário disponível para as práticas na avenida. Nesse sentido, a população sugere o bloqueio temporário – por volta das 18h30 – 20h30 – do espaço para se exercitar de forma segura. O parlamentar foi aparteado pelos vereadores Gabriel César, Vavá Azevedo e Marquinhos da Climep.
A vereadora Fativan Alves foi a segunda a se pronunciar na tribuna, onde falou sobre um dos mais relevantes espetáculos da agenda cultural do município: o Carnaval. A parlamentar relatou que se deparou com uma informação enquanto lia, hoje, o Diário Oficial do Município, sobre os preços de um grande show que será realizado neste sábado (12), e levou questionamentos à tribuna.
Ainda, Fativan Alves falou sobre a restrição de alimentos e bebidas na arena onde será realizada a festa, que foi anunciada na divulgação do evento. Como a festa é pública, defende a vereadora, não deveria ter essa proibição, pois prejudica àqueles que não têm recursos financeiros para comprar a comida e a bebida vendidas no local. Os vereadores Afrânio Bezerra, Zico Moura, Professor Diego e Marquinhos da Climep apartearam a colega vereadora.
Outra pauta trazida pela vereadora foi a situação de mulheres que enfrentam filas para realizar cirurgias no Hospital Divino Amor, especialmente a histerectomia, a remoção cirúrgica do útero. Uma parnamirinense que se internou cinco vezes e espera na fila pela cirurgia motivou o discurso da parlamentar, que pediu atenção para a questão.
O vereador Thiago Fernandes também usou a tribuna, em que retomou a fala sobre o Largo da Cohabinal. Para ele, a segurança dessa via pública deve ser reforçada, a fim de mais conforto na realização de esportes e lazer. Além disso, também voltou a tratar sobre as considerações da vereadora Fativan Alves, afirmando a necessidade dessas cidadãs serem prioritárias nas filas.
Além disso, o parlamentar Thiago Fernandes falou sobre seus dois anos à frente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira. Ele agradeceu os vereadores pela colaboração durante esse tempo e falou sobre as expectativas para a condução de outra comissão: a de Constituição, Legislação e Redação Final.
O vereador Irani Guedes finalizou o uso da tribuna. O parlamentar relata que foi em busca de respostas para as questões que falou na sessão de ontem (8), quando falou sobre a falta de insulinas. A Comissão de Saúde, contou, segue em busca dos recursos necessários para aquisição do insumo, que deve ser distribuído pelo Governo do RN. O vereador Thiago Fernandes aparteou o colega parlamentar.
O vereador Vavá Azevedo, líder do Executivo na Câmara de Parnamirim, solicitou uma questão de ordem para responder os discursos que o citavam, especialmente o da vereadora Fativan Alves. Na oportunidade, ele ampliou debates de interesse da população, trazendo seu ponto de vista em questões trazidas para a sessão.
Votação
Em segunda discussão e em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 174/2022, que institui o Dia Municipal do Vaqueiro e concede a Comenda Hélia Maria Rodrigues de Queiroz, aos vaqueiros do município de Parnamirim. A proposição é de autoria do presidente da Casa, vereador Wolney França.
Fonte: Fernando Azevêdo – Ascom/CMP