Embora exista uma grande quantidade de evidências científicas queapoiam o papel da atividade física no atraso da mortalidade prematura e na atenuação dos riscos de muitas doenças crônicas e condições de saúde, a adesão de uma atividade orientada por um profissional de educação física ainda possui uma procura pequena pela maior parte da população. Também há evidência clara para relação causa-efeito entre atividade física e saúde. Dessa forma,qualquerquantidade de atividade física deve ser incentivada, contudo com a orientação adequada e com profissional habilitado.
Entre os benefícios de uma atividade física orientada por um profissional habilitado podemos citar; diminuição da ansiedade e da depressão, aumento da função cognitiva,aumento do de bem-estar, melhora do desempenho no trabalho e em atividades recreacionais e esportivas, redução do risco de quedas e de lesões decorrentes destas.
- A ACSM (Colégio Americano de Medicina do Esporte) recomenda que a atividade física seja preconizada com base nas seguintes evidências;
- Inicialmente, a meta dever ser 150 min por semana de atividade aeróbica de intensidade moderada; 75 min por semana de atividade aeróbica de intensidade vigorosa ou uma combinação correspondente de atividade aeróbica de intensidades moderada e vigorosa. Para diminuir as lesões musculoesqueléticas, as sessões de atividade física devem ser parceladas ao longo da semana (p. ex., 30 min de atividade aeróbica de intensidademoderada durante 5 dias porsemana).
- Maiores quantidades de atividade física resultam em benefícios adicionais para a saúde. Indivíduos que consigam manter um programa regular deatividade física com duração maior ou intensidade mais vigorosa estão sujeitos a conseguir maiores benefícios do que aqueles que pratiquem exercíciosem menores quantidades.
- Todavia os riscos associados ao exercício aumentemde forma transitóriadurante a prática, preferencialmente quando se trata de exercícios de intensidadevigorosa, os benefícios da atividade física habitual superamsignificativamente os riscos. Além disso, o aumento transitório no risco tem gravidademenor em indivíduos que sejam frequentemente ativos fisicamente, quando comparados a indivíduos sedentários.
Em relação a sequência para o início da atividade física, o profissional de Educação Física deve determinar o nível de supervisão ótimo para o indivíduo pela avaliação da informação obtida a partir da triagem de saúde no PAR-Q(Questionário de Prontidão para Atividade Física) e na avaliação pré-exercício, que pode incluir triagem de saúde, avaliação médica e/ou teste de esforço indicados pelos objetivos de exercício e o estado de saúde do indivíduo. A supervisão por um profissional experiente torna-se fundamental para aumentar a adesão ao exercício e melhorar a segurança para indivíduos com doenças crônicas, bem como as condições de saúde, dessa forma a instrução individualizada sobre o exercício pode ser útil para adultos sedentários iniciando um novo programa de exercício.
oUm programa de exercício que inclua treinamento de exercícios aeróbicos, de resistência, de flexibilidade e funcionais, além das atividadescotidianas para melhorar e manter o condicionamento físico e a saúde, é de extrema importância para a obtenção de benefícios para a saúde/condicionamento entrea maioria dos adultos. Portanto, um profissional habilitado é de suma importância para avaliar, preconizar e acompanhar a atividade física de qualidade e a segurança durante o exercício físico para população.
Abraão Lincoln CREF Nº 000577-G/RN
Mestre em Educação Física – UFRN
Curso de formação completa no método pilates
Membro do grupo de pesquisa AFISA-UFRN
Especialista em práticas corporais de academia e treinamento individual-UNIRN
Bacharel em Educação Física-UNI RN
Licenciado em Educação Física- UNI RN
- Liege Carlos CREF Nº 2706-G/RN
Mestra em Educação Física – UFRN
Curso de formação completa no método pilates
Membro do grupo de pesquisa AFISA-UFRN
Especialista em práticas corporais de academia e treinamento individual-UNI RN
Bacharel em Educação Física – UNI RN
Licenciada em Educação Física – UNI RN