Firmado em junho de 2021, o compromisso da Câmara de Parnamirim com a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) é demonstrado de forma concreta nas ações do legislativo parnamirinense. Desde então, a redução de danos ao meio ambiente e de uso racional dos recursos públicos têm sido responsabilidades constantes. Confira as ações desenvolvidas nesse sentido.

A Casa recebeu oficialmente o certificado de adesão ao programa da Agenda Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente, em 16 de junho de 2021. Segundo o presidente da Casa, vereador Wolney França, assumir o compromisso com a sustentabilidade é imprescindível.

“Ficamos muito felizes por participar de forma pioneira desse programa aqui no estado. Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de toda a sociedade. Tornamos essa nossa meta, e agora é também uma marca registrada da Câmara de Parnamirim”, declara.

Uma das primeiras atividades foi a instalação de um ecoponto para coleta de lixo eletrônico, realizada em agosto de 2021. Já em 2022, foi a vez de um ecoponto de materiais recicláveis ser instalado. 

Nos dois últimos anos, a Casa participou de ações em alusão ao Dia Mundial de Limpeza, celebrado em 17 de setembro, fortalecendo a conscientização sobre o correto descarte de resíduos. 

O prédio da Câmara de Parnamirim também é sustentável: nesse período, foram instalados sensores de presença e lâmpadas de LED, que reduzem o consumo de energia. 

A digitalização dos processos contribui com as metas sustentáveis da Casa: “O uso de papel é um problema evitável. Vivemos em uma era de inovação, não podemos continuar usando papel, por isso, agora, a Casa está se modernizando e ficando digital”, explica Wolney França. Dessa forma, foram criados os programas Câmara Digital e Câmara Conecta.

Também destaca-se o projeto “Gabinete Sustentável”, lançado em março de 2022, durante evento alusivo ao Dia Mundial da Água. A proposta do programa é reduzir em pelo menos 20% o consumo de material de expediente, material de limpeza e combustível.

Ainda, a instalação da energia solar no prédio cumpre relevante papel, sendo adotada em 2022, de forma pioneira nos prédios públicos de Parnamirim. 

Fonte: Fernando Azevêdo – Ascom/CMP