Na manhã desta segunda-feira (6), a Câmara de Parnamirim promoveu uma audiência pública, de proposição do vereador Professor Diego, que discutiu aspectos da Educação no município. O debate ocorreu no Plenário Dr. Mário Medeiros, com discussão aberta ao público.
Durante a audiência, entraram em pauta questões referentes à merenda escolar, retorno do ano letivo 2023, estrutura física das escolas e piso salarial dos professores. As temáticas foram esclarecidas pelo secretário de educação município Gildásio Figueiredo, que explicou as iniciativas feitas para melhorar a situação.
O secretário relatou que desde semana passada está sendo feita a distribuição das merendas, cujo processo licitatório foi iniciado em junho de 2022 e encaminhado para a Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos (SEARH).
Além disso, ele ressaltou a necessidade de celeridade das secretarias e comissões responsáveis pelas licitações de recursos para essas demandas. Ele também reafirmou suas expectativas em relação à estrutura das escolas, afirmando que a Secretaria de Obras Públicas e Saneamento (SEMOP) vai licitar recursos para reestruturação.
Ao longo da audiência, o vereador Professor Diego destacou a relevância da criação de uma comissão de licitação dentro da própria Secretaria de Educação, destacando como esta ação pode agilizar encaminhamentos licitatórios.
Por parte da população, foram levantadas questões como a necessidade de ações que aprimorem a inclusão de crianças com deficiência, sendo citado o deslocamento do Centro Municipal de Educação Infantil Ivone Maria para o bairro Boa Esperança e a falta de professores auxiliares. Foi esclarecido que há vagas abertas para estagiários e foram estabelecidos convênios com universidades.
Durante esclarecimentos, a secretária adjunta de Educação professora Delmira Dalva ressaltou que professores titulares estão atuando no município. Ela citou escolas com vagas para estudantes e declarou que salas multifuncionais serão planejadas.
Já o secretário adjunto de Educação professor Daniel Américo falou sobre o transporte público, explicando para onde devem ser encaminhadas demandas deste aspecto. Ele também considerou a necessidade de um auxiliar.
Além do vereador propositor, Professor Diego, compuseram a mesa a vereadora Fativan Alves, o secretário de Educação Professor Gildásio Figueiredo, a secretária adjunta de Educação Professora Delmira Dalva, e o secretário adjunto de Educação professor Daniel Américo.
Fonte: Malu Figueiredo Ascom / CMP