A Câmara de Parnamirim realizou sua 35ª Sessão Ordinária, nesta quarta-feira (3), em que os vereadores debateram temas de interesse da sociedade parnamirinense e aprovaram proposições. 

Na oportunidade, foram aprovadas uma redação final, dois requerimentos legislativos e, em segunda discussão, dois projetos de lei.

Professor Diego
O vereador Professor Diego usou a tribuna para falar sobre o Loteamento Sonho Verde, em Cajupiranga, onde fez visita técnica e conversou com os moradores, sobre uma série de melhorias que o loteamento necessita.

O vereador solicitou providências, como a revitalização de trechos da área. “É um loteamento que precisa de infraestrutura, que precisa que o transporte dos alunos vá até o final, o que não acontece no momento, e que necessita de limpeza“, afirmou.

Os parlamentares Gabriel César, Vavá Azevedo, Irani Guedes, Gustavo Negócio, Marquinhos da Climep e Thiago Fernandes, além da vereadora Fativan Alves, usaram o momento de aparte para debater o assunto.

Rhalessa de Clênio
A vereadora Rhalessa de Clênio citou a situação dos servidores públicos municipais, que estão em greve ou em previsão de greve em ao menos três pastas – Saúde, Educação e Assistência Social. A parlamentar destacou a atuação dos profissionais e reafirmou as reivindicações que eles fazem. 

“É através do servidor público que é desempenhada uma boa gestão. É através da atenção ao servidor, no âmbito de um trabalho de estrutura, de respeito, dignidade e valorização, que as coisas acontecem, e que nossa população passa a ser bem recepcionada e atendida”, declarou. Sobre o assunto, a vereadora Fativan Alves e os parlamentares Gabriel César e Irani Guedes também reforçaram a importância dos servidores.

Fativan Alves
A vereadora Fativan Alves usou a tribuna para falar sobre a violência doméstica contra as mulheres, lamentando os números de vítimas de feminicídio no Brasil. A parlamentar realizou um levantamento comparativo entre os quatro primeiros meses de 2022 e 2023, que apontou para o crescimento nos números de vítimas de estupro de vulnerável, lesão corporal e ameaças.

Ainda, a vereadora destacou seu Projeto de Lei nº 21/2023, que cria o Dia do Combate à Violência Política contra a Mulher e estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra as cidadãs. “A violência política contra a mulher é algo que não percebemos que existe, mas existe e é algo grave”, afirmou. A parlamentar Rhalessa de Clênio fez um aparte sobre a temática.

Vavá Azevedo
Por fim, o vereador Vavá Azevedo, líder do Governo, acompanhou as falas dos oradores anteriores. Sobre a fala da edil Rhalessa de Clênio, ele colocou seu mandato à disposição dos servidores para somar esforços e dialogar.  “Dessa forma, podemos entregar um serviço de qualidade ao povo de Parnamirim”, disse. Além disso, falou sobre o projeto de habitação Ilhas do Caribe, questão trazida pela vereadora Fativan Alves.

Fonte: Fernando Azevêdo – Ascom/CMP