PROTAGONISMO: Parnamirim tem trabalhos aprovados para o Congresso de Medicina Tropical 2023
9 ago 2023
O planejamento estratégico das ações de saúde e a atuação dos servidores públicos de Parnamirim/RN serão temas de destaque na 58ª Edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2023). O evento de relevância internacional será realizado de 10 a 13 de setembro na cidade de Salvador/BA, e trará como tema central os “Desafios para a Medicina Tropical no Século XXI”. Parnamirim inscreveu 3 projetos no MEDTROP 2023 e todos foram aprovados, dois como trabalhos científicos e um na modalidade relato de caso. Confira:
A aprovação dos trabalhos parnamirinenses por si só já é um feito que demonstra a qualidade do serviço e a expertise do monitoramento desempenhado pela equipe de Vigilância em Saúde do município. Não ficou apenas nisso. Na última terça-feira (1), foi iniciado na cidade o Projeto de Microplanejamento de Atividades de Vacinação de Alta Qualidade, com participação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde Pública (Sesap/RN).
Com base no treinamento, a Secretaria de Saúde do município apresentou à Opas algumas iniciativas de sucesso adaptadas à realidade parnamirinense, como a inclusão da UBS Passagem de Areia I como ponto de vacinação contra a Febre Amarela; inserção do Microplanejamento como ação que contribui para a aquisição do Selo Unicef; e o uso da plataforma RN + Vacina também para outros tipos de imunizantes.
Resultado: os membros da Opas ficaram tão satisfeitos com as ações implementadas pelo município que resolveram convidar a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Parnamirim, Thulianne Lopes, para ministrar uma palestra no MEDTROP 2023 sobre a experiência da cidade no Microplanejamento em Saúde como modelo de gestão de qualidade. Um privilégio para Parnamirim, orgulho para o Rio Grande do Norte e exemplo para as demais cidades potiguares.
*nas fotos: Elaine Michele – Coordenadora da Unidade de Vigilância de Zoonoses; Luciana Guimarães – Secretária de Saúde de Parnamirim; Louise Santos – Agente de Combate às Endemias; Kleyton Araújo – Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde; e Thulliane Lopes – Coordenadora da Vigilância Epidemiológica.