A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim (Sesad) inicia, nesta segunda-feira (4), a programação do Dezembro Vermelho. A ação marca uma grande mobilização na luta contra o vírus HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Em todas as unidades básicas de saúde da rede haverá mobilização para testagem rápida, profilaxia pós e pré-exposição ao vírus HIV, além de palestras e capacitação profissional. Também serão distribuídos preservativos masculinos e femininos, e realização de atividades com foco na saúde sexual e acompanhamento.

 “Temos ampliado os serviços na nossa rede própria e integrado o fluxo de acesso aos testes rápidos nas UBSs e Serviço Especializado de Tratamento – SAE, para que nossos usuários não precisem se deslocar até o Hospital Giselda Trigueiro”, destaca o prefeito Rosano Taveira.

A programação do Dezembro Vermelho em Parnamirim também inclui o lançamento do ProMAP – Programa Municipal de atenção as Profilaxias, um programa que vai unificar toda a rede de saúde municipal para treinar profissionais dentro dos protocolos de profilaxia pós e pré-exposição ao HIV.

O lançamento do ProMAP será em18 de dezembro, Dia Municipal de Prevenção ao HIV, às 9h, no auditório municipal Vereador Clênio José. O evento terá um ciclo de palestras com médicos infectologistas, profissionais do Programa Estadual IST/AIDS e Ong’s convidadas.

“Um dos maiores desafios é o combate ao preconceito e levar a informação correta à população. Nossa campanha chama a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV”, destaca o coordenador municipal de prevenção e diretor do SAE Parnamirim, André Luiz Maciel.

PROGRAMAÇÃO:

Ação de testagem rápida e prevenção ao HIV

04/12 – UBS João Dias
05/12 – UBS Cidade Verde
06/12 – CCPAR
13/12 – Parque Industrial
14/12 – Pium
15/12 – Passagem de Areia 1
18/12 – Dia Municipal de Prevenção ao HIV e lançamento do PROMAP – Programa de Atenção as
Profilaxias
20/12 – Capacitação de profissionais da rede municipal

Fonte: PMP

Texto: Saulo Tarso de Castro