Dia de 5 abril em Parnamirim foi instituído o Dia da “Paz e Gentileza nas Escolas”, que tem por objetivo promover a cultura de paz, nos estabelecimentos de ensino, visando a conscientização e a prática de ações relacionadas à segurança e a prevenção de riscos no ambiente escolar composto por professores, alunos, servidores e familiares. 

A cultura de paz tem espaço para ser construída pela comunidade escolar dando prioridade na construção e na vivência dos alunos, com atitudes e valores morais e éticos e de engajamento contra a violência escolar. E, nas escolas não faltam oportunidades para trabalhar tudo isso, seja com professores, alunos, bem como toda a comunidade escolar do município. 

As salas de aulas não podem ser mais um lugar de aprendizado só para as disciplinas, mas também um espaço de acolhimento para superar a realidade de violência e de falta de amor observada nos últimos tempos. É preciso aprender a conversar, a conviver como também desenvolver qualidades de respeito como diz o Art 4 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à 

profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.
Pregar a paz é desenvolver trabalhos para a construção da mesma incentivando o amor, a cidadania ativa, incentivar um ambiente saudável para toda comunidade escolar, cultivando os valores como respeito, cooperação, tolerância, empatia, para a construção e formação de cidadãos conscientes.

Fonte: PMP

Texto: Marciano Costa

Foto: Ana Amaral