Foi apresentado nesta terça-feira (02) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte um projeto que garante aos profissionais de educação física que prestam seus serviços como personal trainer, acesso livre às academias para acompanhar seus alunos nos horários de atendimento em que eles estejam regularmente matriculados nestas unidades, ainda que o profissional não integre o quadro de funcionários do estabelecimento.
A matéria é de autoria do deputado estadual Taveira Júnior (União) e atende a um anseio de representantes dos profissionais que alegam dificuldades no pagamento das taxas, que muitas vezes são elevadas e não condizem com a realidade financeira, principalmente dos que estão iniciando suas carreiras. “Tem estabelecimento cobrando R$ 1.000,00 por mês de cada professor, chega a ser injusto. Imagine se tivermos alunos em quatro ou cinco estabelecimentos diferentes”, alegou um dos representantes.
Pela proposta, ficaria garantido o direito aos clientes de academias ou estabelecimentos privados do segmento esportivo, de contratarem personal trainers nas dependências de tais estabelecimentos, sem que eles paguem eventuais taxas. “A cobrança de taxas extras pode representar uma barreira significativa e onerosa para os profissionais, limitando sua capacidade de trabalho e prejudicando os interesses dos alunos”, afirma o parlamentar, que relembrou que projetos semelhantes já foram apresentados nas Assembleias Estaduais da Paraíba, do Paraná, na Câmara dos Deputados em Brasília e no Senado Federal. A matéria agora seguirá para análise nas comissões da ALRN.