A Prefeitura de Parnamirim tem avançado com a realização de cirurgias eletivas no município. Nos últimos oito meses foram realizados 1.648 procedimentos. Resultado de um investimento  de aproximadamente R$ 6 milhões, em recursos próprios do município, proporcionando mais celeridade às demandas dos pacientes.

Além do investimento financeiro e contratação de mais profissionais, a prefeitura realizou vários mutirões, com o objetivo de atender todos aqueles que aguardavam pelas cirurgias. Com equipe médica completa e toda a estrutura necessária, as cirurgias realizadas incluiram as ginecológicas, proctológicas, vasculares e cirurgia geral.

A gestão firmou, ainda, por meio de licitação pública, um convênio com um hospital da rede particular. A parceria permitiu uma resposta mais rápida para o avanço das cirurgias, contribuindo para a redução do tempo de espera por procedimentos críticos.

A paciente Rosi da Silva, que participou do último mutirão, comemorou. “Estou muito feliz por realizar essa cirurgia em um hospital particular, que é muito difícil, principalmente para quem só tem o SUS”, informou. 

Entre os principais procedimentos realizados, destacam-se: colecistectomia videolaparoscópica, colpoperineoplastia anterior e posterior, exérese de cisto sacro-coccígeo, fistulectomia/fistulotomia anal, hemorroidectomia, hernioplastia epigástrica, hernioplastia incisional, hernioplastia inguinal (bilateral), hernioplastia inguinal/crural (unilateral), hernioplastia umbilical, histerectomia (por via vaginal), histerectomia total, laqueadura tubária, ooforectomia/ooforoplastia, tratamento cirúrgico de varizes (bilateral), tratamento cirúrgico de varizes (unilateral) e tratamento cirúrgico do prolapso anal.