O prefeito Rosano Taveira assinou, na tarde desta terça-feira (1), a Ordem de Serviço para as obras de reurbanização do Centro da cidade. A iniciativa atende a uma demanda da população e tem como principal objetivo melhorar a acessibilidade e a mobilidade urbana, especialmente no centro comercial, que enfrenta problemas de congestionamentos e dificultando a circulação de pedestres e veículos.

A reurbanização foi planejada a partir de um mapeamento detalhado das principais dificuldades enfrentadas na área, como o estreitamento de vias, falta de acessibilidade, entre outros. Entre as principais avenidas que serão contempladas estão a Everaldo Breves e a Comandante Petit, que serão transformadas em um binário para aumentar a fluidez do trânsito e ampliar as calçadas.

Outro ponto importante do projeto é a retirada do canteiro central das avenidas, que possui cerca de três metros e meio de largura. Esse espaço será redistribuído ao longo das laterais das vias, com a implantação de arborização próxima às calçadas, proporcionando sombra para pedestres e melhorando a estética urbana.

Além disso, algumas travessas entre as avenidas Everaldo Breves e Comandante Petit, que estavam fora dos padrões técnicos, serão transformadas em ruas exclusivas para pedestres (ruas pedonais). Isso aumentará o espaço para caminhadas e criará uma experiência mais agradável para quem frequenta o comércio local, além de favorecer os lojistas.

A reurbanização também contemplará a área em frente ao antigo mercado público, transformando um trecho da Avenida Getúlio Vargas, que atualmente serve como estacionamento, em uma área de lazer. Quiosques modulares serão instalados para acomodar os ambulantes que hoje ocupam irregularmente as calçadas.

O projeto será desenvolvido em três etapas, sendo que a primeira priorizará a construção dos quiosques e a reorganização do tráfego. A segunda etapa focará na alargamento da Avenida Comandante Petit, e a terceira na Avenida Everaldo Breves, após o período de festas de fim de ano, para não prejudicar o comércio local.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Parnamirim busca transformar o centro comercial da cidade em um espaço mais acessível, organizado e favorável para o comércio e o lazer da população.