A Liga Contra o Câncer participou da reunião da bancada federal do Rio Grande do Norte para discutir a destinação de emendas para o Orçamento da União de 2025. O encontro aconteceu na manhã de segunda-feira (2), no Hotel Barreira Roxa, e reuniu políticos, órgãos públicos, representantes de entidades e instituições potiguares.
De acordo com Roberto Sales, superintendente da Liga, a incidência e prevalência do câncer têm aumentado e é fundamental investir na ampliação da estrutura de atendimento a esses pacientes. O médico explica que, atualmente, 65% da demanda oncológica do Rio Grande do Norte é atendida pela Liga, onde mais de 70% dos pacientes são provenientes do Sistema único de Saúde (SUS).
No total, a instituição pediu a destinação de emendas no valor de R$ 17.402.000 em recursos que seriam destinados aos projetos de ampliação e melhoria do Hospital Dr. Luiz Antônio, unidade da Liga localizada no bairro das Quintas, que atende exclusivamente pacientes do SUS. Os valores seriam investidos na ampliação do número de centros cirúrgicos, a construção da nova unidade de UTI, melhorias das áreas de apoio, ambulatórios e alas de internação.
“Se nada for feito, nos próximos cinco anos viveremos um colapso na saúde oncológica do Estado. Por isso, é urgente a reforma, ampliação e melhoria do Hospital Dr. Luiz Antônio para acolher essas pessoas do SUS que têm diagnóstico e acompanhamento de câncer. A unidade está em reforma, mas precisa de uma reforma mais ampla para poder acolher esse aumento exagerado de pacientes com câncer”, afirmou.