Realizada na manhã desta quarta-feira (22), a 17ª Sessão Ordinária contou com debates pertinentes à população de Parnamirim, quando abordou questões referentes à Segurança Pública, Limpeza Urbana e Saneamento Básico. As temáticas foram trazidas à tribuna pelos vereadores Michael Borges, Diego Américo Gabriel César e Fativan Alves.

Michael Borges

O parlamentar Michael Borges, primeiro orador do dia, demonstrou sua preocupação em relação a alagamentos no bairro de Nova Parnamirim, citando que casas estão sendo tomadas por água devido a uma obra realizada por empresa privada. Ele salientou a necessidade de bombas apropriadas para drenagem.

O vereador também colocou em pauta problemas de limpeza urbana, quando abordou os resíduos deixados nas ruas devido à impossibilidade de escolta, por conta dos ataques ocorridos em todo o estado. Ele ressaltou que medidas devem ser tomadas.

Em aparte, concedido aos vereadores Gabriel César, Zico Moura, Thiago Fernandes, Marquinhos da Climep e Diego Américo, e à parlamentar Fativan Alves, também foram levantados debates sobre a previsibilidade dos alagamentos e a responsabilidade da empresa prestadora do serviço, a contratação da empresa por parte da gestão, o direito à indenização dos moradores referentes às enchentes ocorridas no ano passado e os impactos causados à população pela ausência de coleta de resíduos.

Professor Diego

Devido às séries de atentados ocorrido em todo o Rio Grande do Norte, o vereador Professor Diego explicou como a crise na segurança afeta as instituições públicas de educação, especialmente na cidade de Parnamirim.

Segundo o  parlamentar, mesmo com o retorno das escolas privadas, as instituições públicas de ensino não voltaram a funcionar. Ele sugeriu ao Poder Executivo Municipal a contratação de uma empresa privada de segurança, visto que o serviço prestado pelos efetivos é insuficiente frente à quantidade de ataques.

O edil propôs que a mesma medida fosse adotada em relação aos veículos de coleta de lixo, para que resíduos não sejam acumulados nas ruas do município.

Em aparte, o vereador César Maia parabenizou os agentes de segurança, e explicou como a instabilidade na segurança afeta as unidades de saúde.

Gabriel César

Em tribuna, o parlamentar Gabriel César atribuiu ao Governo do Estado a responsabilidade de manter a ordem e segurança em todo o Rio Grande do Norte, ressaltando a necessidade de convocação das Forças Armadas.

Ele cobrou medidas que reforcem a Segurança Pública, contando que, entre 2019 e 2021, o Governo Estadual recebeu um recurso de R$22.000.000 do então Governo Federal para investimentos na área, quando foram utilizados apenas R$6.000.000.

O vereador também destacou os impactos trazidos pelos atentados no comércio e no transporte escolar. 

Em aparte, o parlamentar Thiago Fernandes reforçou a fala do edil, cobrando iniciativas que perpetuem em todo o estado. 

Fativan Alves

A última oradora do dia foi a parlamentar Fativan Alves, que transpareceu sua solidariedade com as famílias afetadas pela onda de ataques. Ela também ressaltou a ineficiência das medidas adotadas pelo Governo Estadual em relação ao combate aos atentados.

A vereadora sugeriu aos demais edis a elaboração de um requerimento que solicite ao Governo Estadual a convocação das Forças Armadas e apresente a quantidade de veículos queimados e comércios fechados.

A edil ainda destacou a gravidade da situação dos acúmulos de resíduos nas ruas do município, afirmando que se tornou um caso de Saúde Pública. Ela relatou tentativas de ações da Secretaria Municipal de Limpeza Pública, e cobrou iniciativas eficientes.

Aprovações

Ao final da sessão, foram aprovados dois requerimentos legislativos, uma moção de aplauso e uma moção de congratulação.

Fonte: Malu Figueiredo Ascom / CMP