A Câmara de Parnamirim promoveu, por meio da Escola do Legislativo, um curso de Primeiros Socorros, na manhã desta sexta-feira (14). A oficina foi ministrada por agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no plenarinho Professora Eva Lúcia, e teve o intuito de qualificar o servidor público na prestação de socorros em casos de acidente ou mal súbito.
Na ocasião, foram apresentadas técnicas de socorro a pessoas em risco de vida, durante simulação feita com a participação dos servidores da Casa. O objetivo é capacitar as pessoas para que seja possível evitar que o problema evolua e leve à morte.
O agente do SAMU José Cláudio Miranda explicou a importância do curso. “Ele faz diferença no sentido de primeira assistência, que é aquela prestada no momento em que o problema está acontecendo e que dá uma chance de sobrevida à vítima de algum evento. Assim, é possível aumentar a chance de sobrevivência de alguma pessoa até a chegada da SAMU”, afirmou.
Sênadath Baracho, pedagoga da Escola do Legislativo, contou como foi planejada a proposta do curso. “Surgiu como demanda dos próprios servidores da Casa. No final do ano passado, realizamos uma avaliação e perguntamos o que eles queriam que a escola oferecesse. Então, a ideia do curso de primeiros socorros surgiu como algo necessário. Entendemos que é um curso que pode salvar vidas”. Ela também salientou sua esperança de abrir outras turmas futuramente, para o mesmo curso.
O presidente da Casa, vereador Wolney França, explicou que aprender sobre primeiros socorros é essencial na proteção à vida, tendo em vista a imprevisibilidade de casos que necessitem desses cuidados. “É uma forma de cuidar de nossos servidores e também da população. Não sabemos quando algo que pode precisar desses recursos pode acontecer. Portanto, é um meio de proteger a nossa comunidade”, ressaltou.
Disque 192 para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Fonte: Malu Figueiredo Ascom / CMP