A Escola Manoel Machado, no Parque Industrial, abriu os portões, na tarde deste sábado (16), para a realização de um sonho. Lindiana Maria da Silva, ex-aluna da escola, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), inaugurou o projeto ‘Biblioteca Móvel: Catadora de Sonhos’. O objetivo é espalhar o amor e o incentivo pela leitura para crianças e jovens do município.
Lindiana ou Linda, como é comumente chamada, conta que desde muito cedo desenvolveu o hábito e o prazer pela leitura e sentia a necessidade de fazer com que as demais pessoas, assim como ela, desenvolvessem esse interesse pelos livros. “Foi quando eu estava estudando no EJA que enxerguei a possibilidade de tornar meu sonho realidade”, disse.
Linda, que também trabalhou como catadora de material reciclável, conta ainda que com os livros que encontrava nas ruas, resolveu montar uma biblioteca na sua própria casa. Mas foi com o incentivo da escola e dos pais dos alunos que conseguiu colocar o projeto da biblioteca móvel em prática.
“A ideia é sair pela cidade levando conhecimento para escolas e eventos. Onde existirem pessoas interessadas em ler, eu estarei lá”, comentou ela, a acrescentando que já conta com um acervo de mais de 150 livros.