A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II Parnamirim), promoveu na manhã desta terça-feira (10) a Caminhada de Valorização da Vida, na Cohabinal. O evento em alusão ao ‘Setembro Amarelo’ contou com a participação das secretarias de Educação e Assistência Social, além dos alunos de escolas públicas.
A caminhada teve início no CAPS II, localizado na Cohabinal. Com direito a músicas e reflexão, os participantes exibiram cartazes, faixas e distribuíram panfletos voltados ao tema de valorização da vida. A Secretária de Saúde Terezinha Rêgo falou sobre a relevância da ação. “É muito importante porque é a saúde saindo dos seus muros e indo para as ruas. Convocamos a todos para entrarem nesse propósito que é a luta em defesa da vida”.
Com ações intensas durante todo o mês de setembro, Jacyara Rangel, psicóloga e coordenadora de saúde mental do município, lembrou da importância do afeto e cuidado entre as pessoas para a prevenção do suicídio.
“Queremos mostrar a todos, o não ao suicídio e sim à vida. Vale à pena viver. Mesmo que a gente enfrente o maior problema do mundo, a nossa vida é a melhor coisa que temos. E, o amor entra as pessoas é o melhor caminho”, afirmou.
O encerramento do evento aconteceu na Avenida Castor Vieira Régis. Uma ação do projeto Se Cuida Parnamirim fechou com chave de ouro a programação do evento. Ângelo Santos, coordenador do projeto, comentou sobre os benefícios da atividade física e contribuição no incentivo de valorização da vida.
“Nada melhor que uma ação como ginástica e dança para trazer mais felicidade e vontade de viver para as pessoas. Além das atividades físicas, tem todo um envolvimento, abraço e atenção. E isso é fundamental para a motivação e valorização das pessoas”.
Fonte: Ascom
Texto: Ricardo Oliveira