Em Parnamirim, nesta quarta-feira (22), aconteceu no auditório Clênio José, um treinamento sobre a prevenção do câncer de colo do útero (CCU). A capacitação faz parte do projeto mundial de pesquisa que promove o rastreamento da doença em mulheres que nunca realizaram o exame preventivo ou naquelas que não fizeram nos últimos quatro anos.

O evento foi voltado para agentes comunitárias de saúde do município, consideradas um elo entre a UBS e a comunidade. Contou com a participação do professor vinculado ao mestrado em Ciências aplicadas à Saúde da Mulher, José Queiroz, que expressou a importância do projeto. “O essencial é procurar fazer com que essas mulheres entendam a necessidade de procurar os centros de saúde para realizarem a prevenção”, disse.

Ainda participaram a gestora do Ccpar, Cida Feliciano; a coordenadora do projeto na etapa Nordeste, Janaína Crispim; e as pesquisadoras Sandra Pelloso, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Uningá; e Karolina Santos da UEM, que conduziram o treinamento. Na ocasião, a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Laíde Leão, também esteve presente.

O projetoIniciou na Universidade de Birmingham no Alabama, Estados Unidos. Em seguida formou-se uma parceria entre UFRN e UEM, no Paraná. Hoje acontece em várias partes do mundo. Na América Latina o Brasil foi escolhido para participar através de 5 estados, incluindo o RN.

A doença

O câncer no colo do útero, demora muitos anos para se desenvolver. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor. As lesões que precedem o câncer do colo do útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas por meio do exame preventivo. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100 por cento.

Fonte: PMP

Texto: Jean Carlos Xavier

Foto: Ana Amaral