O Dia Mundial da Água foi estabelecido em 1992 pelas Organização das Nações Unidas. Neste ano de 2024, o Brasil está discutindo o tema ‘A água nos une e o clima nos move’, o que mostra claramente a importância de trabalhar em consonância a questão da água e do clima que são fatores cruciais para o futuro da humanidade, disse.

O Dia Mundial da Água pela ONU tem como tema mundial ‘Água para a Paz’, que reconhece a universalização da água como um fator indispensável à segurança da população e à manutenção da paz mundial.

Estima-se que 97,5% da água existente no mundo é salgada e não é adequada ao nosso consumo direto nem à irrigação da plantação. Dos 2,5% de água doce, a maior parte (69%) é de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e 1% encontra-se nos rios.

Por isso a importância de conscientizar a população mundial sobre manter os nossos mananciais que vem sendo cada vez mais agredido devido a ao crescimento desacelerado das cidades, da população, das irrigações nas plantações entre outros grandes fatores que contribui para a destruição do meio ambiente. A conscientização e o saber de manusear o uso correto da água ainda são um grande desafio para a humanidade.

Texto e foto: Marciano Costa