O Centro Especializado de Reabilitação (CER), localizado no bairro de Vida Nova promoveu, na tarde desta quarta-feira (19), a continuidade do matriciamento dos profissionais da Atenção Básica de Saúde do município. O matriciamento consiste na integração das equipes de saúde primária à atenção especializada para compreender como é o fluxo de encaminhamento para o CER.

O treinamento foi ministrado pelos profissionais das diversas modalidades de atendimento que atuam no CER e sua importância se dá na compreensão do que é o CER e como é o seu funcionamento. O objetivo é fazer com que o fluxo ocorra de maneira correta, beneficiando não somente os profissionais, mas principalmente os usuários dos serviços de saúde.

Silvia Barreto, diretora administrativa explica que o fluxo de atendimento do centro especializado se dá a partir do médico da Atenção Básica, que encaminha o paciente com CID (Classificação Internacional de Doenças) ou Hipótese Diagnóstica. Munidos destes documentos, o paciente passa por uma classificação a partir da carta de serviços da unidade. Se sua patologia estiver de acordo com a carta de atendimento, o paciente segue para tratamento, caso não esteja encaixado, ele é encaminhado para o setor correto dentro da rede municipal de saúde.

Participaram da capacitação, profissionais das UBS, entre eles diretores, médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.
 

Fonte: PMP

Texto: Saulo Tarso de Castro

Foto: Aristelson Alves