Durante todo o mês de agosto, a Guarda Municipal de Parnamirim - por meio da equipe da Patrulha Maria da Penha - juntamente com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e demais forças de segurança pública, participará da Operação Shamar no município. A ação visa enfrentar a violência contra as mulheres, especialmente a violência doméstica e o feminicídio.
Ao longo desse período, será realizado um trabalho de enfrentamento com ações ostensivas, de fiscalização, conscientização, educação e de prevenção.
Nessa quinta-feira (01) a Guarda Municipal de Parnamirim, por meio da Patrulha Maria da Penha, coordenou a primeira atividade da operação com uma panfletagem educativa e preventiva na Cohabinal. A ação inicial marca o compromisso da Prefeitura de Parnamirim com a orientação e conscientização da população sobre a necessidade do combate à violência doméstica.
Em caso de suspeita ou violação dos direitos da mulher, a orientação é procurar uma delegacia de polícia especializada ou ligar para o 190, 156 ou para a Central de Atendimento à Mulher do Ministério das Mulheres, através do 180.
Parnamirim conta com patrulha exclusiva Maria da Penha
A Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Parnamirim realiza a fiscalização e o monitoramento das medidas protetivas concedidas às mulheres de Parnamirim, além de realizar ações preventivas nas escolas e instituições públicas e atuar no patrulhamento preventivo em torno das residências e locais de trabalho das mulheres assistidas. Atualmete a Patrulha assiste mais de 100 mulheres.