O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) da Câmara de Parnamirim realizou um total de 1.344 atendimentos, sendo 731, entre janeiro e março de 2020, e 613, de abril a junho, durante o período da pandemia da Covid-19. Os atendimentos ocorreram de forma virtual, totalizando em média 224 atos praticados por mês.
De acordo com o Procon Câmara, o atendimento virtual foi possível em razão da criação de canais virtuais de atendimento (E-mail, formulário e Whatsapp). “Através do Whatsapp foi realizado a grande maioria dos atendimentos, haja vista a familiaridade dos usuários dos serviços do Procon/Câmara com a ferramenta”, disseram os procuradores do órgão, Ênio Saraiva e Tiago Neves. Através do e-mail foi realizado, principalmente, a notificação de fornecedores e o recebimento de documentos e defesas.
“À medida que o cidadão parnamirinense tomou conhecimento dos canais de atendimento, houve crescente busca pela atuação do Procon/Câmara, seja para esclarecimentos, abertura de reclamações ou ainda a realização de denúncias, merecendo ser destacado que no mês de junho o Procon/Câmara retomou o mesmo quantitativo de atos praticados do período anterior à pandemia”, explicam os procuradores.
Em julho, estima-se que ocorra a normalização do quantitativo de audiências realizadas por mês, voltando-se aos números anterior à pandemia. Atualmente, a única atividade que se encontra suspensa no Procon/Câmara de Parnamirim é o envio dos processos arquivados ou sem acordo ao Procon/RN.
Principais reclamações
Ainda segundo o balanço divulgado pelo Procon Câmara, no primeiro semestre de 2020 as principais reclamações foram, respectivamente, nas seguintes áreas: 1) serviços privados (consequência da COVID- 19); 2) vício em produtos; 3) falhas na prestação de serviços essenciais; 4) questões bancárias; 5) relativas a serviços de saúde.
Por fim, os procuradores afirmam que, nesse período, o Procon/RN deu ênfase às atividades de fiscalização decorrentes da pandemia. Eles esclarecem ainda que o Procon/Câmara de Parnamirim é um dos poucos Procons em todo o país que retomou integralmente suas atividades. “No Rio Grande do Norte, quase que a totalidade dos Procons não estão abrindo reclamações e nem realizando audiências, apenas realizando atendimentos virtuais em matérias de baixa complexidade”.
2º lugar em número de atendimentos no estado
O Procon Câmara de Parnamirim foi criado em 2015. Desde então, o órgão já realizou mais de cinco mil atendimentos, conforme números registrados pelo Sindec. Além disso, em parceria com o Procon Estadual, o Procon Câmara realizou quatro edições do Mutirão do Consumidor, contabilizando mais de três mil atendimentos – números que não se juntam aos procedimentos realizados durante expediente normal do órgão.
Serviço
PROCON/CÂMARA PARNAMIRIM
Av. Tenente Medeiros, S/N, Centro, Parnamirim/RN, CEP: 59.140-020 (Central do Cidadão).
Atendimento Virtual: Fone/Whatsapp: (84) 3645-6215 – E-mail/Skype: procon@parnamirim.rn.leg.br www.parnamirim.rn.leg.br/procon
Fonte: CMP