A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Parnamirim, localizada no bairro de Nova Esperança foi selecionada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, para participar do projeto Capacitação para Identificação e Tratamento Precoce da Sepse. A Sepse é uma doença que acomete pacientes que desenvolvem quadros infecciosos decorrentes de longos períodos de internações hospitalares.
Em todo o estado, apenas três UPAS foram selecionadas, e Parnamirim foi um dos municípios escolhidos. O projeto tem como objetivo, aprimorar o atendimento dos pacientes em suspeita de Sepse e garantir o tratamento precoce com a aplicação de pacotes de medidas, melhorando o quadro daqueles acometidos por essa patologia.
Para tal, a capacitação contará com o aperfeiçoamento de processos assistenciais, profissionais, além da promoção da cultura de segurança, atendendo a realidade vivenciada por cada instituição participante. Somado a isso, o treinamento permitirá a implementação de protocolo de rastreamento, que proporcionará o aumento do reconhecimento dos casos e a implementação de medidas imediatas de tratamento que podem determinar a melhora dos pacientes.
O trabalho será realizada junto com as equipes integradas de cada instituição, durante um período de 18 meses com atividades presenciais e virtuais.
De acordo com a secretária municipal de saúde, Terezinha Rêgo, essa capacitação vai permitir um controle maior do cuidado com o paciente e a conseqüente redução da mortalidade em função desse tipo de infecção.
Para Henrique Costa, diretor da unidade, a UPA de Nova Esperança passará a ser referência, não apenas em nível estadual, mas também nacional. “Esse treinamento será de grande valia para os profissionais e consequentemente para a população”, destacou.
Fonte: PMP