Com 267.036 habitantes (dados do IBGE/2020) e um salário médio de ,8 salários mínimos (números de 2018), Parnamirim tem sentido na pele os transtornos ocasionados devido às agências bancárias existentes na cidade e que não atendem à demanda, segundo os parnamirinenses.
Mesmo em tempo de pandemia, as filas nas agências bancárias, especialmente da Caixa Econômica são intermináveis, gerando muitas reclamações dos correntistas e das pessoas que precisam utilizar os serviços. “Todas as vezes que tenho de receber meu auxílio sofro na fila. Não sei usar nada de internet. O jeito é enfrentar essa fila da Caixa”, desabafa a moradora de Pirangi de Dentro, Maria Aparecida Lameo.
Em razão da Covid-19 e a necessidade de isolamento social, muitos bancos apostaram na tecnologia (aplicativos) que permitem através do celular ou computador realizar transações como pagamento e transferências. Mesmo assim, muitas pessoas ainda sentem receio de utilizar esses instrumentos por não conhecer a ferramenta ou por medo de cair num golpe.
Entretanto, o que a realidade tem mostrado é de que esse é um caminho sem volta. A tecnologia está ai para ajudar a sociedade. E, melhor fazer todas as operações pelo celular do que ficar horas na fila de uma agência.
Fotos: Marciano Costa