A Campanha de Vacinação contra gripe Influenza que começou em abril deste ano e se estenderá até o dia 7 de julho vem enfrentando sérios problemas em Parnamirim devido à baixa cobertura vacinal. Até o momento o percentual atingido de imunizados foi de 39,73%, muito abaixo do esperado, segundo informou a técnica Nicélia Guedes.
Em razão da baixa cobertura vacinal, Nicélia Guedes explica que a Secretaria de Saúde de Parnamirim tem estudado formas de reverter esse quadro. “Estamos discutindo estratégias para que as pessoas venham se vacinar. Uma das estratégias é a parceria com a Cruz Vermelha que nos cederá um ônibus para podermos chegar até às pessoas que precisam ser imunizadas”, disse.
A técnica ressaltou que é importante as pessoas observarem os prazos. Quem tomou a vacina contra a Covid-9 Oxford, Janssen ou Phizer deve esperar 14 dias para receber a vacina da gripe. Para a Coronavac é preciso que a pessoa tenha tomado as duas doses da vacina e só 14 dias depois ser imunizada contra a gripe.
De acordo com Nicélia, das pessoas com 60 anos ou mais a meta é vacinar 27.235, mas até o momento só foram vacinados 12.798. “Fazemos um apelo para que os grupos prioritários compareçam à unidade mais próxima para serem imunizados”, disse.
Os grupos prioritários são: puérperas, 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, população privada de liberdade, professores, Forças Armadas pessoas com deficiência, comorbidades, crianças com 6 meses a 2 anos, de 2 a 4 anos acima de 5 anos e gestantes.
Fotos: Marciano Costa