As vereadoras Carol Pires, Fativan Alves e Rhalessa de Clênio, que compõem a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, iniciaram uma agenda de visitas para divulgação e articulação de parcerias para a Audiência Pública alusiva as ações do Agosto Lilás, que será realizada no dia 30/08. 

As visitas foram realizadas na Coordenadoria da Mulher de Parnamirim, na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e na Secretaria de Saúde. Em pauta, a audiência pública e demandas enviadas pela Câmara Municipal ao Executivo em prol da saúde e dos direitos das mulheres.

Audiência Pública

Além da audiência pública, na segunda-feira, 30, o Poder Legislativo do município promove um dia de eventos alusivo ao Agosto Lilás. Esse mês é dedicado a ações de conscientização e combate à violência contra a mulher. Além disso, também marca a celebração dos 15 anos da Lei Maria da Penha.

Segundo as parlamentares, o objetivo é discutir temas relacionados ao enfrentamento da violência contra as mulheres em suas diversas formas. Além das vereadoras, vários servidores estão atuando para a organização da data, com reuniões semanais. A programação completa será divulgada em breve.

Retratos da violência 

A violência doméstica e familiar contra a mulher teve um crescimento de 44%, no Rio Grande do Norte, em comparação com o primeiro semestre do ano passado. Em nosso estado, cenas de agressão física ou psicológica ainda são comuns e aumentaram durante a pandemia do novo coronavírus Covid-19.

De acordo com dados da Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal (Coine) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do RN (Sesed), as delegacias de polícia do estado registraram 2.617 casos de violência doméstica, nos seis primeiros meses de 2021.

Fonte: CMP