O Setembro Amarelo está relacionado à prevenção ao suicídio e essa campanha foi criada no Brasil em 2015. Com a pandemia da Covid-19 e o aumento no uso das redes sociais temos visto um crescimento também no números de jovens cometerem o suicídio, chegando a ser de acordo com a OMS a terceira causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos.
Os índices apontam que em mais de 90% dos pacientes que se suicidaram apresentaram uma doença mental relacionada na grande maioria dos casos, o diagnóstico associado à era de depressão.
A atividade física pode ajudar nesses momentos por gerar e promover um fator muito importante que esta ligado à interação social e à atividade física. Também existe os benefícios orgânicos que vão desde melhorar a musculatura até a redução de gordura, melhorando assim a autoestima.
Para o professor Abraão Lincoln “quando você melhora a sua autoestima as pessoas passam a elogiar o que causa algo benéfico, o exercício físico libera endorfina que inibe a irritação e o estresse, contribuindo para a sensação de satisfação e de felicidade e a Serotonina é o hormônio da felicidade, responsável por coordenar diversos quesitos, incluindo o humor, apetite e até mesmo a frequência cardíaca. São vários os tipos de hormônios que ajudam nesses processos ajudando as pessoas que acaso estejam passando por esses momentos de depressão ou por um processos mais exigentes da saúde mental”, disse.
Lembrando que os profissionais médicos psicólogos ou psiquiatras são fundamentais nesses processos.

SERVIÇO
Academia Ritmos funciona na Rua Sargento Norberto Marques Centro

Mais informações pelo fone 84 9 9109 6047.

Texto e fotos: Marciano Costa