A Associação Parnamirinense das pessoas LGBTQIA+ Diversomos, realizou nesta terça – feira dia (28) no Auditório Clenio da Silva no centro administrativo o I Colóquio Diversomos tratando da temática do setembro amarelo com tema Saúde Mental e os Reflexos da Exclusão Social na População LGBTQIA+.
De acordo com pesquisa realizada pelo coletivo vote #LGBT em parceria com a Box1824, no decorrer da pandemia do Covid 19, houve um aumento de 16% na vulnerabilidade e uma piora nas 5 regiões do país com o agravamento da saúde mental do grupo LGBTQIA+.
Segundo a presidente da Diversomos Edimeyre Kaline Basílio “a luta pelas políticas LGBT é uma pauta que cumprimos há mais de 10 anos no estado. Aqui em Parnamirim já estamos nessa luta há dois anos e estamos contribuindo para a promoção das pessoas LGBTQIA+, fazendo com que essas pessoas que vivem à margem da sociedade, adentrem via políticas públicas tendo acesso à saúde, segurança o direito à sua manifestação pública e à educação, ao emprego direitos garantidos a qualquer cidadão brasileiro”,, disse.
A palestrante advogada Suellen Penante falou “é muito importante não se abater diante do cenário atual político federal que está com todas as armas prontas para não permitir termos vozes e diretos. Esse é um momento de união, de continuar o trabalho e ser resistência para conduzir para um amanhã de um país que queremos”.
Na ocasião teve a palestra da psicóloga Emilly Mel Fernandes e apresentação do artista Andersom Honorato e contou com a presença da Secretária de Assistência Social Alda Leda, adjunta Marta Lopes e representantes da sociedade civil e do Conselho Municipal da Igualdade Racial.

Texto: Marciano Costa

Fotos: Ana Karina Amaral