SESC de Dança

Até 10 de outubro de 2021 está sendo realizada a 12º Bienal SESC de Dança (Campinas/SP). No formato online e gratuito, o evento conta com 22 espetáculos e mais de 300 artistas de 07 países, envolvidos em transmissões de espetáculos ao vivo e gravados, programações formativas e mostras especiais.

Este ano, o bailarino potiguar Alexandre Américo foi um dos selecionados para a mostra.  O espetáculo GOLDFISH será apresentado na Casa da Ribeira às 19 horas, no dia 08 de outubro (sexta) e transmita ao vivo para todo Brasil nas redes sociais da Bienal. A apresentação não contará com plateia presencial, pois toda programação do evento é online.

 Com muita empolgação o bailarino nos conta da emoção de ser o primeiro representante em apresentação solo do Rio Grande do Norte na Bienal. “Essa será a primeira vez que um artista independente do nosso estado se apresenta na Bienal SESC de Dança. Fiquei muito feliz, pois a curadoria não só aprovou meu vídeo, como me deu a oportunidade de fazer uma apresentação aqui em Natal, que será transmitida ao vivo. Ser escolhido entre tantos dançarinos brasileiros e internacionais me mostrou que estou no caminho certo dessa conexão com a dança brasileira contemporânea, feita no aqui e agora. Escolhi a Casa da Ribeira para a apresentação, pois lá é um lugar de muita resistência e representatividade entre nós artistas. Movimentar a cadeia produtiva local com essa performance me deixa ainda mais feliz por poder participar dessa Bienal”.

Alexandre conta ainda que o GOLDFISH é uma peça de dança que primeiramente foi transformada em filme e lançada no Youtube. Começou a nascer durante uma Residência Artística em Natal/RN, realizada com o grupo “Artistas Infamables” que, por sua vez, é formado por bailarinos da Argentina, Cuba e Espanha, no ano de 2018. Mas foi apenas em 2020, devido à pandemia de Covid-19 que o filme tomou forma. “É neste momento pandêmico que a obra ganhou seu real sentido, pois parece tocar uma esfera da realidade humana, uma questão fundamental e urgente de ser pensada: a falta de empatia para com o outro e o senso de individualismo. GOLDFISH é uma obra que está em constante mutação e adaptação. Durante a Bienal será apresentada no teatro e transmitida ao vivo pela internet, em um formato inédito de apresentação para o bailarino.

SERVIÇO

GOLDFISH: 08 de outubro | sexta | 21h

ASSISTA EM: youtube.com/sescsp ou instagram: @sescaovivo

DURAÇÃO: 38 minutos