Os órgãos fiscalizadores da Prefeitura de Parnamirim realizaram mais uma incursão no bairro de Nova Parnamirim para coibir uma situação recorrente na região: poluição sonora e a consequente perturbação do sossego alheio. 

Eis o problema: no cruzamento das Avenidas Ayrton Senna e Eucaliptos, uma enorme aglomeração de jovens, muitos menores de idade, se forma nos finais de semana e, o som alto dos bares, veículos e caixas portáteis atrapalha o descanso dos moradores de um condomínio próximo.

Os agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semur), Fiscalização de Trânsito e a Guarda Municipal (Sesdem) trabalharam em conjunto com o 3° Batalhão de Polícia Militar e as Companhias Independentes de Policiamento Ambiental (Cipam) e de Prevenção ao Uso de Drogas (Cipred). 

Na intervenção, os servidores da Semur dialogaram com a administração do condomínio explicando a atuação do órgão e que, muitas vezes o trabalho de campo sofre limitações devido à necessidade de o denunciante se fazer presente no local para que seja realizada a condução à autoridade policial. Os moradores relataram que a perturbação devido ao som alto é constante. Além dessa demanda, nas proximidades do cruzamento outros problemas acontecem: na manhã seguinte, as calçadas das vias ficam repletas de garrafas de bebida, situação que já feriu uma idosa que caminhava pelo local. 

Uma comitiva de moradores se dirigiu à delegacia de plantão para formalizar a queixa da situação. Segundo eles, o som alto perturba o sono de crianças pequenas, pessoas em convalescença e idosos, além de desvalorizar a própria área, já que quando potenciais inquilinos ou compradores tomam conhecimento da situação, fatalmente desistem das negociações. 

Realizadas as devidas abordagens, a Fiscalização de Trânsito notificou 26 veículos com alguma irregularidade como falta do uso de cinto de segurança, uso do celular durante a condução e demais infrações. Já as forças de segurança flagraram situações de posse de drogas ilícitas, apreendendo esse material. 

A proprietária do bar foi notificada a comparecer à Semur para prestar esclarecimentos sobre as condutas observadas. A operação silêncio foi iniciada às 21h do sábado (23) com o desfecho às 2h30 deste domingo (24). As forças de segurança e os servidores da Prefeitura de Parnamirim estão nas ruas da cidade diariamente para mediar situações de litígio e coibir práticas ilícitas. A população pode ajudar denunciando tais condutas pelo 190 ou 156.

Fonte: PMP

Texto: Joel da Costa Camara Neto