A tecnologia utilizada em robôs vai estar presente numa competição off road, o Jimny Fest, que acontece a partir desde sábado (11) na Grande Natal. O sistema de cronometragem infravermelho do evento foi desenvolvido pelos alunos e equipe de professores da escola Robô Ciência, dando mais agilidade e precisão para os participantes.

Para fazer a contagem do tempo, foi utilizada uma placa programável, o Arduino, aliado a sensores de infravermelho. Um outro sensor capta esse feixe infravermelho para marcar o tempo com precisão de centésimos de segundos.

O Arduíno é uma plataforma eletrônica aberta, que pode ser editada, e é utilizada em robôs, na automação de uma casa, no reconhecimento de comandos de voz, entre outras coisas.

“Todos esses equipamentos são utilizados pelos alunos da Robô Ciências durante as aulas. E eles participaram ativamente desse processo com a nossa coordenação. Juntos desenvolvemos esse projeto”, explicou o vice-diretor e professor da escola, Allyson Beserra.

O sistema já foi testado e aprovado pela coordenação do evento, que destacou os ganhos para a competição, que antes contava o tempo por meio de cronômetros de celulares, sem garantir a precisão necessário para os competidores. “O sistema ainda foi feito em pares para garantir a confiabilidade da cronometragem”, observou o vice-diretor da Robô Ciência.