A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), segue realizando as cirurgias eletivas no Hospital Maternidade Divino Amor (HMDA). O programa de cirurgias foi iniciado no mês de novembro de 2021, e até o mês de fevereiro deste ano, 142 procedimentos cirúrgicos foram realizados. 

Dentre os procedimentos estão: herniorrafias, histerectomias, ooforectomias, colpoperineoplastia, varizes, vasectomias, postectomias, colecistectomias, exérese de lipoma, hidrocele e eletrocoagulações. 

A previsão é que neste mês de março os procedimentos semanais sejam ampliados. De acordo com a diretora do HMDA, Ana Michele, as mudanças estão sendo analisadas conforme os dados epidemiológicos que sinalizam para uma redução no número de pacientes internados por complicações decorrentes da infecção pelo coronavírus. 

Vale ressaltar ainda, que a portaria de habilitação da UTI adulta e não covid do município, foi publicada, o que em breve permitirá evoluir em relação à complexidade das cirurgias realizadas, devido a retaguarda que exibem de pós operatório. Desse modo, cirurgias de maior porte poderão ser realizados no HMDA.

Fonte: PMP

Texto: Cinthia Medeiros de Oliveira